quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Êxodo 3 - 4 - Moisés e a Sarça Ardente


A História do Velho Testamento (19)

Moisés e a Sarça Ardente (Êxodo 3 - 4)


Período: 
  • O Êxodo

Eventos Principais:

  • Deus apareceu a Moisés na sarça ardente 
  • Deus enviou Moisés ao Egito para libertar os israelitas 

Pessoas Importantes: 
  • Moisés 
  • Arão

Conceitos Principais:
  • A santidade de Deus: Ele merece respeito e reverência 
  • Deus não aceita nossas desculpas; 
  • Ele quer nossa obediência 


A História:

  • Moisés estava cuidando do rebanho do sogro no Monte Horebe (Sinai) quando viu uma sarça ardente, que não foi consumida pelo fogo 
  • Ele foi investigar, e Deus o chamou do meio da sarça
  • Deus mandou que ele tirasse as sandálias dos pés, porque a terra onde Deus estava era santa 
  • Deus se identificou como Deus de Abraão, Isaque e Jacó, assim fazendo a ligação com as promessas feitas aos patriarcas 
  • Moisés escondeu o rosto com medo e respeito 
  • Deus falou da missão de Moisés para descer ao Egito e libertar seu povo e conduzi-lo à terra de Canaã 


Moisés deu desculpas, e Deus respondeu a todas:

  • Moisés: Quem sou eu? (3:11) 
  • Deus: Eu estarei contigo (3:12) 
  • Moisés: Qual é o seu nome? (3:13) 
  • Deus: Eu Sou o que Eu Sou (3:14) 
  • Moisés: Mas eis que não crerão? (4:1) 
  • Deus: Deu sinais para confirmar a palavra (4:2-9) 
  • Moisés: Não sou eloqüente (4:10) 
  • Deus: Eu estarei com você ensinando-lhe o que dizer (4:12) 
  • Moisés: Envia aquele que hás de enviar, menos a mim (4:13) 
  • Deus: Enviarei seu irmão, Arão, com você 
"...Deus não quer ouvir nossas desculpas. Quando ele manda, devemos obedecer Deus deu poderes a Moisés para confirmar sua palavra"


autor: Dennis Allan//estudosdabiblia

~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens visualizadas nos últimos 30 dias

Arquivo