segunda-feira, 27 de julho de 2015

COLOSSENSES - o 12º livro do NOVO Testamento, Carta de Paulo aos Colossenses

COLOSSENSES, Carta de Paulo aos é o 12º livro do NOVO Testamento
e a 7ª das treze cartas que o apóstolo Paulo escreveu para orientar as igrejas e os cristãos daquele tempo em questões de doutrina e da vida cristã. 
-------------------------------------------------
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. 

A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece, ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses. 

É provável que Epafras, companheiro de Paulo, tenha sido o primeiro a anunciar a Boa-Notícia do Evangelho em Colossos (1.7; 4.12). 

Paulo, na prisão (4.3,10,18), tinha recebido notícias das falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos (2.8, 16-23) e por isso escreve esta carta para combater esses falsos ensinamentos e trazer os colossenses de volta à verdadeira fé que Epafras havia anunciado. 

Somente Jesus Cristo pode salvar, somente por meio Dele é que os pecados são perdoados. 

Portanto, que os colossenses continuem fiéis, tendo a sua fé construída sobre um alicerce firme e seguro, e que não sigam atrás de ensinamentos inventados por qualquer um. 

Paulo fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com Ele e como essa vida se manifesta especialmente no amor de uns para com os outros (3.12-14). 

Nas saudações finais (4.7-17) Paulo pede que esta carta seja enviada à igreja de Laodicéia, uma cidade vizinha, e que os cristãos de Laodicéia enviem aos colossenses a carta que Paulo tinha escrito ou pretendia escrever a eles. 

A carta aos colossenses foi levada a eles por Tíquico, e com ele foi Onésimo (4.7-9), em favor de quem Paulo escreveu a Carta a Filemom 


ESBOÇO: 
Introdução ....................................1.1-8 
A pessoa e a missão de Cristo........1.9-2.19 
A nova vida em união com Cristo....2.20-4.6 
Saudações finais.............................4.7-18 

SBB/NTLH 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens visualizadas nos últimos 30 dias