terça-feira, 7 de julho de 2015

LUCAS - o 3º livro do NOVO Testamento


O Evangelho de LUCAS é o 3º livro do NOVO Testamento
e o 3º dos quatro livros dos EVANGELHOS, os quais falam a respeito de Jesus Cristo, dos seus ensinamentos e milagres, e da sua morte, ressurreição e ascensão para o céu
------------------------------
O Evangelho de Lucas apresenta Jesus não somente como o Messias prometido por Deus ao povo de Israel, mas também como o Salvador de toda a humanidade. Por isso a lista dos antepassados de Jesus vai até Adão, "filho de Deus" (3.23-38).

Logo no começo o autor diz por que motivo escreveu "a história das coisas que aconteceram entre nós"(1.1-4). Por essa razão ele dá importância ao nascimento e infância não só de Jesus como também de João Batista, aquele que veio antes de Jesus para anunciar a sua chegada.

Seguindo a mesma ordem em que os fatos aparecem no Evangelho de Marcos, o autor conta o trabalho de João Batista e o batismo e a tentação de Jesus.

Em seguida, vem o trabalho de Jesus na Galiléia, onde Ele ensina multidões, faz milagres, cura doentes e expulsa demônios.


Este Evangelho salienta o amor de Jesus pelos pobres e oprimidos, a gente humilde e desprezada.


Na casa de oração de Nazaré, no começo do seu trabalho na Galiléia, Jesus lê o texto de Isaías 61.1-2, que fala do Servo que Deus enviou para cuidar dos pobres, dos presos, dos cegos, dos maltratados.

Por isso neste Evangelho aparecem os samaritanos, que eram desprezados pelos judeus; aparecem também cobradores de impostos, mulheres, crianças, viúvas, prostitutas.

Aqui se encontram também algumas comparações feitas por Jesus que não aparecem nos outros Evangelhos, como, por exemplo, a do filho perdido, a do bom samaritano, a do rico tolo, a do rico e Lázaro.

E há belas canções e orações de louvor, como as de Maria (1.46-55), de Zacarias (1.67-79) e de Simeão (2.28-32), que enfeitam este Evangelho e lhe dão uma beleza fora do comum.

O Evangelho de Lucas começa no Templo de Jerusalém, onde o anjo de Deus anuncia ao sacerdote Zacarias que ele e Isabel, a sua mulher, vão ter um filho (1.5-22), e termina também no Templo, onde os seguidores de Jesus passam o tempo louvando a Deus (24.53).


ESBOÇO:

Apresentação - 1.1-4
Nascimento e infância de João Batista e de Jesus - 1.5 - 2.52
O trabalho de João Batista - 3.1-20
O batismo e a tentação de Jesus - 3.21 - 4.13
O trabalho de Jesus na Galiléia - 4.14 - 9.50
Da Galiléia até Jerusalém - 9.51 - 19.27
A última semana de Jesus em Jerusalém - 19.28 - 23.56
A ressurreição, as aparições e a ascensão de Jesus - cap. 24

SBB/NTLH

                                                     Bíblia Sagrada e seus livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens visualizadas nos últimos 30 dias